Rede Economia e Feminismo

autonomia econômica para as mulheres

Seminário Internacional: Feminismo, Economia e Política – Desafios e propostas para a igualdade e autonomia das mulheres

Autonomia e igualdade são objetivos centrais da luta feminista que propõe uma transformação estrutural na sociedade, que alcance a vida de todas as mulheres. A reflexão sobre economia e feminismo tem orientado a atuação da SOF nesta trajetória, que passa pelo questionamento radical da sociedade de mercado e da divisão sexual do trabalho como estruturante da opressão das mulheres.

O tempo e o trabalho são utilizados como se fossem recursos inesgotáveis para sustentar o atual modelo, mas isso não é considerado parte da economia. Os debates feministas sobre trabalho colocam a necessidade de ampliar a noção de trabalho como forma de se ampliar também a compreensão sobre o que é economia, para além daquilo que é monetarizado, comprado e vendido no mercado. Assim, a perspectiva feminista introduz a experiência concreta das mulheres na teoria econômica, a partir da elaboração de novos modelos de análise que iluminam o terreno da reprodução social e o articulam com a esfera da produção.

Na América Latina, a economia feminista se consolidou como uma ferramenta de análise fundamental para um campo do movimento de mulheres que organiza sua agenda de lutas em torno do feminismo anti-capitalista, construindo uma abordagem que enfoca a necessidade de mudanças globais para garantir transformações na vida das mulheres. Não há como conquistar autonomia e erradicar a violência sem avançar globalmente na questão da igualdade e, para isso, é fundamental articular políticas para a autonomia econômica que passam por políticas de socialização do trabalho doméstico e de cuidados. O fortalecimento da autonomia das mulheres e sua presença como sujeito político na projeção de novos modelos de sociedade conjugam-se com uma atuação efetiva dos movimentos feministas na construção de uma nova dinâmica de relações sociais e de um novo paradigma de sustentabilidade da vida humana.

O Seminário Internacional Feminismo, economia e política: desafios e propostas para a igualdade e autonomia das mulherestem como objetivo contribuir para aprofundar nossas reflexões sobre os desafios e propostas para a construção de políticas e processos de transformações que sejam geradores de igualdade e autonomia para as mulheres. A programação tem como proposta colocar em diálogo as diferentes perspectivas teóricas que orientam nossas elaborações feministas e anticapitalistas, especialmente a economia feminista e o debate sobre a divisão sexual do trabalho. Além disso, os debates do seminário buscam aprofundar as análises sobre os avanços, limites e desafios das políticas para as mulheres na América Latina e Caribe, tendo como horizonte elaborações e propostas para políticas de igualdade.

PROGRAMAÇÃO

Dia 28

9h: Abertura

9h30: Economia feminista e o trabalho das mulheres: diálogos para a formulação de alternativas geradoras de igualdade

Antonella Picchio – Universidade de Modena- Itália

Helena Hirata – CNRS – França

Magdalena Leon – REMTE – Equador

14h: Crítica feminista à sociedade de mercado: por outro modelo de (re)produção e consumo

Alba Carosio – REMTE – Venezuela

Miriam Nobre – Coordenadora Internacional da Marcha Mundial das Mulheres – Brasil

Dia 29

9h: Avanços e desafios das políticas para as mulheres na América Latina

Andréa Butto – Diretora de Políticas para as Mulheres Rurais – Ministério do Desenvolvimento Agrário – Brasil

Bila Sorj – UFRJ – Brasil

Corina Rodríguez Enríquez – CIEPP Argentina

14h:Políticas de igualdade: elementos chave para a superação dos atuais limites

Maria Lúcia da Silveira – Socióloga

Tatau GodinhoSubsecretária de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República

Dia 30

9h: Mesa Redonda

Olhares do movimento feminista sobre os desafios para avançar em propostas de transformações integrais

Inscreva-se!! Clique aqui.

Anúncios

6 comentários em “Seminário Internacional: Feminismo, Economia e Política – Desafios e propostas para a igualdade e autonomia das mulheres

  1. Amely I. Fauser
    10 de agosto de 2012

    Qual o local do evento?

    • economiaefeminismo
      10 de agosto de 2012

      Oi Amely, como estamos dizendo para o pessoal que pergunta: estamos em reta final para fechar o local, por isso ainda não podemos indicar o nome.
      Posso adiantar que será no centro da cidade de São Paulo com fácil acesso por transporte público.
      Semana que vem já divulgaremos o local exato aqui pelo site. Muito obrigada pelo interesse!

  2. Rosana
    12 de agosto de 2012

    Tem algum custo para se inscrever?

    • economiaefeminismo
      13 de agosto de 2012

      Não há custo para inscrição. Apenas a inscrição dá direito a participar das palestras e discussões.

  3. Bruna Janaine santos
    13 de agosto de 2012

    Aqui em São Paulo ainda não há divulgação de onde será o evento?

    • economiaefeminismo
      14 de agosto de 2012

      Oi Bruna, o seminário será no centro da cidade de São Paulo em local de fácil acesso por transporte público. Por enquanto ainda não temos autorização da organização para divulgar o local, o faremos o mais breve possível assim que nos for liberada essa informação. Divulgaremos aqui pelo site e mandaremos por e-mail para as pessoas inscritas. Muito obrigada pelo interesse!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: